sexta-feira, 23 de março de 2012

Câmara fica pequena para debater Campanha da Fraternidade 2012

              A Câmara ficou pequena para receber a população valinhense interessada em debater a Campanha da Fraternidade de 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”. O plenário Ulysses Guimarães ficou completamente lotado na noite da última quarta-feira (21/03). Solicitada pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), a Sessão Especial trouxe ao plenário o coordenador da Arquidiocese de Campinas, monsenhor João Luiz Fávero, e o diácono João Vicente, coordenador arquidiocesano da Campanha para falarem sobre o tema. Também compuseram a mesa o padre Rogério Canciam, da paróquia Beato José de Anchieta; o vigário Dom Hildelbrando Brito de Miranda; o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Valinhos, pastor Anips Spina e o vice-prefeito Engº Moysés Antônio Moysés. Presentes à sessão também estiveram os vereadores Machado (PSDB), Moysés Abujadi (PSD) e Dalva Berto (PTB).
Montero adiantou a todos que o espaço da nova Câmara, que está em fase de acabamentos, poderá acolher melhor os munícipes, visto que muitos deles que não conseguiram entrar no plenário, assistiram a sessão no saguão pela TV. “Em particular vivo um momento ímpar, na minha vida de cristão. Tenho a honra de como Presidente da Câmara receber a igreja católica, pela primeira vez na história dessa Casa para poder falar das necessidades de nosso povo, por meio da Campanha da Fraternidade”, disse o presidente.
Emocionado, Montero lembrou das orientações religiosas passadas por sua família e de como isso influenciou e influencia sua vida política. “Sempre digo que estou na política com o objetivo de fazer o diferente e fazer o diferente na política é exatamente seguir os ensinamentos de Jesus e seus mandamentos”, afirmou.
Para o monsenhor João Luiz Fávero, cidadão valinhense que já foi pároco da Paróquia de São Sebastião, a Campanha da Fraternidade é um momento especial para o povo brasileiro que terá a oportunidade de debater sobre questões que diariamente os afetam na saúde pública. “É um momento de conversão; de acreditar no Evangelho. É um caminho para que cada um possa se tornar um homem novo”, disse Monsenhor João também fazendo referência ao período da Quaresma.
Monsenhor também citou a parábola da terra boa, para mostrar que a transformação começa no coração do homem e a parábola do Bom Samaritano para exemplificar a transformação que devemos esperar dos serviços de saúde, sem omissão e sem descaso. “A oportunidade que a Campanha da Fraternidade nos coloca este ano, nos faz lembrar essa Parábola. Jesus nos ensina a realizar milagres no caminho da vida. Mas, para isso, precisamos construir estruturas que garantam a vida”, disse.
O Diácono João Vicente, fez explanação sobre os objetivos e desafios da Campanha da Fraternidade, destacando especialmente os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que são: universalidade, integralidade e equidade e enalteceu especialmente a necessidade de participação da comunidade.
O Grupo de Jovens da Comunidade Beato José de Anchieta encenou para os presentes uma pequena peça teatral mostrando os objetivos da Campanha. Para padre Rogério, a abertura que o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Montero, ofereceu à Igreja para apresentar e debater o tema da Campanha da Fraternidade era de grande importância diante de um tema que está presente na vida de cada cidadão. “Tenha certeza Paulo que essa iniciativa irá percorrer toda Arquidiocese de Campinas”, afirmou. O pastor Anips Spina enalteceu o trabalho desenvolvido pela Igreja Católica através da Campanha da Fraternidade que dá uma oportunidade grandiosa ao povo brasileiro, através da Igreja e aos governos de promoverem uma ampla discussão sobre uma questão fundamental para a vida.
Ao final da Sessão monsenhor João Luiz Fávero recebeu das mãos do presidente da Câmara, vereador Paulo Montero, um certificado em agradecimento à sua participação na Sessão Especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário