segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Valinhos saiu na frente com Montero na Lei das Sacolas Plásticas

       A cidade de Valinhos é exemplo no Estado de São Paulo em relação à questão ecológica, mais precisamente sobre o não uso de sacolas plásticas, que entrou em vigor na última quarta-feira. Isso porque o presidente da Câmara de Valinhos, vereador Paulo Montero, em 2010, já havia apresentado um projeto de lei, aprovado e sancionado pelo prefeito em julho do mesmo ano, com um programa para reduzir, gradualmente, o uso de sacolas plásticas na cidade, muito antes do protocolo de intenções assinado entre o Estado e a Associação Paulista dos Supermercados.
     “É importante que o Estado tenha tomado esta decisão e, agora, os municípios paulistas possam seguir essa idéia que já havíamos discutido e aprovado para Valinhos em 2010. Com certeza, com mais este apoio os supermercados irão se mobilizar, uma vez que a intenção deste projeto é colaborar, decisivamente, com a questão ambiental afirmou Montero, um dos mais atuantes defensores públicos da questão ambiental em Valinhos.

     Montero argumenta que as sacolas plásticas demoram, pelo menos, 300 anos para desaparecer no meio ambiente. No Brasil, 1 bilhão de sacolas são distribuídas nos supermercados mensalmente, o que representa 66 sacolas por brasileiro ao mês.

      As redes de supermercados Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart aderiram ao projeto e deixarão de distribuir 1,7 bilhão de sacolas descartáveis em suas 600 lojas. Os supermercados oferecerão como alternativa, sacolas biodegradáveis confeccionadas com amido de milho e sacolas reutilizáveis. Ambas serão vendidas a preço de custo.
      “O projeto de desenvolvimento e crescimento de Valinhos passam, necessariamente, por ações que levam em conta a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Vamos continuar trabalhando para dar sequência aos nossos projetos para o bem das famílias valinhenses e nossas futuras gerações”, finalizou Montero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário